Localização

"Muita gente duvida, mas é verdade: mesmo distante do oceano, deu praia em Minas Gerais. E este é o destino do programa Terra da Gente. O enorme lago formado pela represa da usina hidrelétrica de Furnas virou uma boa opção de aventuras e pesca esportiva. O mar de água doce surgiu há mais de 50 anos. E em Carmo do Rio Claro, uma das trinta e quatro cidades banhadas pelo lago, os moradores preservam o passado, cidade que ainda algumas pessoas trabalham no tear artesanal. Na arqueologia, outra boa história é do pai e filha que conservam um acervo de peças indígenas, vestígios das tribos que viveram na região".

- Programa Terra da Gente da EPTV, afiliada Rede Globo em Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas

Lotes Disponíveis

CIDADE HOSPITALEIRA

Diversão ao céu
A subida na Serra da Tormenta(1287m) pode ser feita por meio de caminhada ou com veículos apropriados, a paisagem com suas belezas naturais saltam aos olhos durante o percurso da subida até o topo, local muito procurado para a prática de voo livre, onde já foram realizadas em suas rampas naturais diversas etapas dos campeonatos paulista e brasileiro desse esporte de aventura.
Diversão na água
O lago de Furnas é a maior extensão de água do estado, com 1.440 km²- quatro vezes a Baia de Guanabara, conhecido como o "Mar de Minas". Abrange 34 municípios com um potencial natural exuberante, formando lagos, cachoeiras, balneários e piscinas naturais. Carmo do Rio Claro possui 221km2 do Lago de Furnas e é a maior cidade com área inundada pela represa.
Culinária
A culinária de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com legumes, frutos ou tubérculos nativos. Em Carmo do Rio Claro o feijão tropeiro, o pão-de-queijo, o peixe frito e os doces se destacam. Quando vier aqui não deixe de experimentar!
Artesanatos
O artesanato é uma das principais atividades econômicas da cidade. Nos teares de Carmo do Rio Claro, há mais de 120 anos são produzidos tecidos que encantam o país sobre a forma de mantas, tapetes, xales e almofadas.
Festas
Vem sendo uma das maiores festas regionais do Sul de Minas a Exposição Agropecuária e o Carnaval acontece, tradicionalmente, todos os anos. Os shows atraem um grande público na região. Grandes nomes já se apresentaram no palco da Expocarmo, como Michel Teló, Munhoz & Mariano, Guilherme e Santiago, Bruno e Marrone, João Bosco e Vinicius, Vitor e Leo, Chitãozinho e Xororó, Latino, Daniel, e muitos outros.
Doces
As conservas de doces são fabricadas sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. A variedade e a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única. Por mês são produzidas, em média, 20 mil potes de doces.

Galeria de Fotos